• slidebg1
  • slidebg2
  • slidebg3
  • slidebg4
  • slidebg5
  • slidebg6
  • slidebg7
  • slidebg8
  • slidebg9
  • slidebg10

Descrição

APRESENTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO:

A Praça Maciel Pinheiro é um espaço muito simbólico para o bairro da Boa Vista. Reduto verde e espacial de quem transita pelas ruas da Imperatriz, do Aragão, Hospício e Matriz, marca uma das paisagens mais antigas do bairro e também uma ocupação judaíca bastante tradicional. É nesse reduto que se encontra a casa de Clarice Lispector

BREVE HISTÓRICO:

Haia Lispector, terceira filha do comerciante Pinkouss e de Mania Lispector, conhecida como Clarice Lispector, nasceu em 10 de dezembro de 1920em Tchetchelnik, uma aldeia da Ucrânia, então pertencente à Rússia.Seu nascimento aconteceu durante a viagem de emigração da família em direção à América em razão das perseguições aos judeus que aconteciam na europa. A família chega a Maceió em março de 1922e passam a adotar novos nomes. À exceção de Tania, todos, por iniciativa de Pinkouss, mudariam de “identidade”: o pai se tornaria Pedro; Mania, Marieta; Leia se transformaria em Elisa; e Haia – que significa vida, ou clara –, em Clarice. Em 1925, a família se mudou para Pernambuco e vão viver no bairro da Boa Vista, habitado pela comunidade judaica, que incluía tios e primos do lado materno. Moram em um casarão simples de 03 pavimentos na praça Maciel Pinheiro  (antiga Conde d’Eu), numa esquina da travessa do Veras com a rua do Aragão. O térreo se integra a praça por meio de 04 portas e os pavimentos superiores são compostos por 02 portas cada acometidas por varandas do tipo balcão. Em 1928, os Lispector se mudam para o segundo andar do número 173 da rua Imperatriz Thereza Christina. Clarice frequentava a livraria Imperatriz, na Rua da Imperatriz, cujo dono era Jacó Berenstein, divulgador de cultura e dono também de uma biblioteca particular fato que propiciou seu gosto pela literatura. Em 1933, a família adquire casa própria na Avenida Conde da Boa Vista e em 1935 se mudam para o Rio de Janeiro.Clarice falece no dia 09 de dezembro de 1977, véspera de seu aniversário de 57 anos, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de câncer de ovário.

PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO:

Esse bem cultural possui diversos níveis de proteção. É tombado pela FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) em nível estadual (em processo de tombamento). A casa também está localizadano sítio histórico municipal da ZEPH-08 (Zona Especial de Preservação Histórico-Cultural do Bairro da Boa Vista) em seu setor de preservação rigorosa(SPR) submetida as recomendações e diretrizes das Lei nº13957/79e Plano Diretor Lei nº 17511/08.

DADOS GERAIS[1]:

ANO DE CONSTRUÇÃO:

---

AUTOR DO PROJETO:

---

ÁREA CONSTRUÍDA:

Sem informação

TIPO DE USO:

Desocupada

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:

Praça Maciel Pinheiro, 387, Boa Vista, Recife - Pernambuco, CEP 50060-160

LOCALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA:

LONGITUDE : -34.885945

LATITUDE: -8.062578

Nº TOMBAMENTO IPHAN:

---

Nº TOMBAMENTO FUNDARPE:

Em processo tombamento

PRESERVAÇÃO MUNICIPAL:

ZEPH-08 / SPR


[1] Dados aproximados, retirado no site da Prefeitura do Recife. Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acessado em: 07/08/2018 as 20h52min.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FUNDARPE. Processo Tombamento. 2017. Acessado na biblioteca da instituição.

RECIFE,Prefeitura do. Licenciamento Urbano. Zoneamento Urbano. Prefeitura do Recife. Disponível em http://www.recife.pe.gov.br/ESIG/ Acesso em 10 de junho de 2019.

Site: https://claricelispectorims.com.br/vida/ visitado em 10/06/2019